SARNEY QUER EMPLACAR ALIADO NO STF, PORQUE SERÁ?

1 de fevereiro de 2017 0 Por blogh

O ex-presidente José Sarney está usando toda sua influência para emplacar um maranhense no Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga do ministro Teori Zavascki, vítima de um trágico acidente de avião.

A indicação de Sarney é o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é um dos magistrados federais que compõem a lista, a qual também leva o nome do juiz Sérgio Moro e de outros ministros do STJ, como Mauro Campbell Marques, Isabel Gallotti e Nefi Cordeiro.

O nome do maranhense surgiu nos últimos dias em que a Associação dos Juízes Federais do Brasil(Ajufe) está na etapa final de formação da lista tríplice — a ser enviada ao presidente Michel Temer — para o cargo de ministro do STF.

Reynaldo Soares é um magistrado de carreira e tem a seu favor o peso da influência de um personagem importante na carreira e trajetória de Temer: o correligionário José Sarney.

Sarney, só para ressaltar, fez campanha a favor de Reynaldo quando ele ainda concorria ao cargo de ministro do STJ. O ex-presidente até marcou presença na primeira fileira no ato da sua posse ao STJ.

Para escolha do novo ministro do Supremo, a única restrição legalmente prevista é de que, de acordo com a Constituição Federal, os ministros do STF devem ser “escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada”.