MARANHÃO TEM EXPECTATIVA DE PRODUÇÃO RECORDE DE GRÃOS NA SAFRA DESTE ANO

6 de fevereiro de 2017 0 Por blogh

A produtividade recorde de grãos da região do Matopiba, formada por biomas do cerrado das regiões do estado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, este ano deve alavancar a economia do estado projetando-o no cenário nacional no quadro da economia de recessão. Entre 2015/2016 houve retração na colheita com índices entre 8% e 44% motivada pela forte seca que castigou o Nordeste. As expectativas moderadas da recuperação da economia têm sido ressaltadas pelo governador Flávio Dino (PCdoB) em pronunciamentos recentes.

Com as chuvas regularizadas a projeção da Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil, CNA, é de que colheita de 2017 de soja, milho e algodão no Matopiba fique entre 12 e 20 milhões de toneladas, correspondendo à 20% da produção recorde do país com expectativa de 215 milhões de toneladas. Com este resultado o Maranhão tem a possibilidade de recuperação do Produto Interno Bruto em declínio.

A evolução positiva da safra nesta região aponta um crescimento no patamar médio de até 81%, segundo expetativa da Agroconsult, empresa especializada em agronegócios no Brasil. No Maranhão, a previsão é de que sejam colhidas 2,3 milhões de toneladas, com alta de 87%. Segundo estimativas para a fronteira agrícola, a produção de soja no estado deve quase dobrar, passando de 27 para 48 sacas de soja por hectares. Este potencial de produtividade está sendo amparado por uma série de medidas como melhoria da malha viária e investimentos de mais de R$ 2 bilhões no Porto do Itaqui.