Lucyana Genésio participa de Seminário de Municipalização Ambiental  promovido pela SEMA

Lucyana Genésio participa de Seminário de Municipalização Ambiental  promovido pela SEMA

1 de abril de 2021 0 Por blogh

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, nesta quarta-feira (31), o Seminário de Municipalização Ambiental, através do canal SEMA TV, no Youtube. O evento direcionado aos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Maranhão teve o objetivo de debater temas relacionados à atuação dos municípios maranhenses na defesa e preservação do meio ambiente, assim como as ações desenvolvidas pela Secretaria em todo o Estado.

Além de Lucyana Genésio participaram do Seminário, Diego Rolim, Secretário de Estado do Meio Ambiente, o Presidente do Fórum de Educação Ambiental do Maranhão, Sálvio Dino, o Secretário Adjunto de Licenciamento da SEMA, Rafael Maciel, o Secretário Adjunto de Recursos Ambientais, Júlio Magno Portela, e o Governador Flávio Dino por meio de vídeo explicando a importância do tema debatido.

“Esse evento foi uma forma de apresentar didaticamente, em esboço geral, aos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Maranhão, sobre a municipalização ambiental, as potencialidades entre os municípios e o Governo do Maranhão através da SEMA. Queremos, acima de tudo, que eles tenham essa amplitude e vejam as ações que possamos atuar em conjunto”, destacou Diego Rolim, Secretário de Estado do Meio Ambiente.

Lucyna Genésio apresentou os tópicos sobre as atividades de seu setor destacando projetos importantes como o Bolsa Verde. “O evento foi de suma importância para os municípios que passaram a ter um melhor panorama de suas potencialidade e competências de ações. Conversamos aqui sobre o poder fiscalizatório, de uma forma geral, sobre licenciamento e em relação aos cuidados com os resíduos sólidos. Destacamos também a atuação da SEMA no Estado com incentivo às políticas ambientais a exemplo disso o Programa Bolsa Verde já presente em alguns municípios”, destacou.

Também participaram do evento o Superintendente de Recursos Hídricos, Victor Lamarão, a Superintendente de Gestão de Resíduos, Hayane Araújo, o Superintendente de Fiscalização, Darlan Weskley, o Superintendente de Economia Verde, Jadiel de Abreu, a Superintendente de Planejamento e Monitoramento, Hinayara Rodrigues, o Superintendente de Licenças Ambientais, Jefferson Nunes, o Supervisor de Estudos e Projetos Aplicados à Conservação, João Carlos Lopes Costa, e o Supervisor da Sala de Situação, Silvio Duialibe.