HOSPITAL REGIONAL DA BAIXADA COMPLETA SEIS MESES DE PLENO FUNCIONAMENTO

30 de março de 2016 0 Por blogh

Hospital

Nesta segunda-feira (28), o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago completou seis meses de funcionamento. Pela primeira vez, a população de 34 cidades da Região da Baixada Maranhense tem à disposição serviços públicos de alta complexidade. A maioria dos casos graves, de pacientes que eram transferidos para São Luís, agora tem atendimento em Pinheiro. Mais de 100 mil serviços foram prestados à população em apenas seis meses pelo Governo do Estado.

De sua abertura para cá, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago já realizou um total de 1.015 cirurgias, distribuídas entre neurocirúrgicas, oftalmológicas, ortopédicas, pediátricas e gerais. No âmbito das consultas médicas foram 8.362 em cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, gastrenterologia, neurologia, oftalmologia, pediatria, ortopedia e traumatologia.

Só de consultas da equipe multidisciplinar de nível superior em psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, serviços social, entre outras, foram 34.263 atendimentos. Já os procedimentos de apoio e diagnóstico em radiologia, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletrocardiografia, exames citopatológicos e diagnósticos em oftalmologia, foram 10.257, aliados a 61.513 exames clínicos laboratoriais.

Ampliação da rede hospitalar resolutiva

Além da região da Baixada, o Leste Maranhense também já conta com um hospital de alta complexidade da rede estadual de saúde. O Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, atende a população de 26 cidades da região, e após dois meses de sua inauguração já prestou mais de 20 mil atendimentos.

Os próximos hospitais regionais que prestarão atendimentos resolutivos beneficiarão as regiões de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Imperatriz e Santa Inês.

Em São Luís, a Maternidade Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Anjo da Guarda, completou seis meses da sua reinauguração, na última sexta-feira (25). A maternidade beneficia 58 bairros da área Itaqui-Bacanga, e no decorrer desses seis meses, já realizou 561 partos. Com 30 leitos, enfermaria e sala de parto, a maternidade tem equipe formada por médicos obstetras, neonatologista, anestesistas e enfermeiras obstetras, com um perfil específico para a realização de partos humanizados.