ESTUDANTE DE ALCÂNTARA REPRESENTA O IFMA EM EVENTO INTERNACIONAL

4 de outubro de 2016 0 Por blogh
O estudante Jefferson Pinheiro do IFMA Campus Alcântara foi o único representante do IFMA no Youth Camp, evento internacional que reúne estudantes de instituições de educação profissional de todo o mundo. Esse ano o evento aconteceu em Vitória (ES).
youth-camp_alcantara-2

A seleção aconteceu em várias etapas e Jefferson Pinheiro, do Campus Alcântara, foi o escolhido do IFMA.

Com o intuito de promover discussões acerca do ensino profissional e debates sobre a atualidade, acontece bienalmente o Youth Camp, evento que antecede o Congresso Internacional das Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, para a sigla em inglês). O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) esteve representado no evento pelo estudante Jefferson Pinheiro, aluno do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Alcântara. O Youth Campaconteceu de 19 a 25 de setembro, em Vitória (ES) e reuniu 39 estudantes, sendo 9 deles estrangeiros. Com o tema “O estudante da Educação Profissional e Tecnológica no século XXI”, o evento promoveu várias atividades, tais como dinâmicas de grupo, pesquisas, produção de vídeos, além de discussões com temas da atualidade.

O estudante Jefferson conta que a ideia de participar do evento veio da professora de inglês do Campus Alcântara, Clécia Assunção. A seleção foi realizada por meio de duas etapas, uma estadual e uma nacional, em que os participantes deveriam escrever um texto explicando por que eles deveriam participar do Youth Camp. “Para a preparação do evento, montamos um programa via whatsapp, que focava no diálogo da língua estrangeira. Assim, eu teria que me adaptar para poder participar de uma maneira mais eficiente”, explicou o estudante.

Clécia Assunção explicou que inicialmente foram selecionados quatro alunos do IFMA dos campi Alcântara (2), São Luís – Monte Castelo e Caxias e, na etapa regional, Jefferson foi o escolhido. “Esse é um evento muito importante, pois discute a melhoria da educação neste século e a integração e troca de experiência de alunos de várias nacionalidades. É uma experiência muito rica não só para o aluno, mas também para o nosso campus. É, também, uma forma de incentivar os alunos a estudar e correr atrás dos seus objetivos”, avaliou a professora.

Jefferson Pinheiro destacou que o Youth Camp foi muito produtivo pela integração com os outros estudantes, pelas discussões produzidas e, também, pela experiência de vida que possibilitou. “Eu aprendi que independentemente da sua classe social, do lugar onde se vive ou da escola que você participa, você nunca deve desistir daquilo que almeja na vida, pois tudo isso depende de uma pessoa para acontecer: você mesmo. Existem muitas falhas na educação do Brasil, mas somos privilegiados por participarmos de uma das melhores redes de ensino do país, a Rede Federal”, destacou o estudante.

Segundo a assessora de Relações Internacionais do IFMA, Virgínia Freire, a participação do alunado nesse tipo de evento é fundamental para o crescimento pessoal deles. “A ideia é que os alunos contribuam com ideias, painéis e discussões no evento maior que é a WFCP, porque a federação se reúne, mas são mais os gestores já que não tem uma atividade para os alunos”, declarou.

Para o diretor-geral do Campus Alcântara, Edalton Silva, a participação do aluno Jefferson em um evento desse porte foi motivo de orgulho para a instituição. “Essa experiência vivida por ele ficará marcada para sempre em sua memória. Lá ele teve a oportunidade de conhecer pessoas de vários países, contato com culturas diferentes, além de poder visitar vários campi de nossa Rede, conhecendo realidades diferentes da que ele vive. Enfim, foi uma excelente oportunidade para crescimento pessoal e para a vida acadêmica”, disse o diretor.

A viagem de Jefferson foi toda custeada pelo IFMA Campus Alcântara. “O Campus não mediu esforços para viabilizar a participação dele no evento, pois essa era uma oportunidade única e a participação dele era imprescindível”, contou o diretor-geral, Edalton Silva.