DESCARTADO SEGUNDO CASO SUSPEITO DE NOVO CORONAVÍRUS NO MARANHÃO

3 de março de 2020 0 Por blogh

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) descartou o caso suspeito do novo coronavírus no Maranhão. O resultado negativo do exame foi emitido, segunda-feira (2), pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

A mulher, de 21 anos, deu entrada na UPA Itaqui-Bacanga na última sexta-feira (28), com histórico de viagem para Tóquio e Wakayama (Japão). Na ocasião, a paciente apresentou temperatura de 37º, tosse seca, dispneia, entre outros sinais e sintomas.

Após alta no sábado (29), a paciente estava em isolamento domiciliar. Durante o período, a SES, em conjunto com a Secretaria Municipal de São Luís, realizou o monitoramento diário do caso.

O primeiro caso suspeito de coronavírus identificado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais, uma mulher de 49 anos, procedente da região Lombardia (Itália), também foi descartado no último sábado. A paciente foi diagnosticada com Influenza A.

Em nota, a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que está preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do Covid-19. O Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus foi elaborado para responder às necessidades locais para o enfrentamento da doença, caso haja introdução do vírus no estado.