DEPUTADOS DISCUTEM INCLUSÃO DIGITAL E TELEFONIA MÓVEL COM MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES; OTHELINO APRESENTA DEMANDAS DE PINHEIRO

14 de abril de 2016 0 Por blogh
Deputados maranhenses tiveram audiência com o ministro em Brasília

Deputados maranhenses tiveram audiência com o ministro em Brasília

O encontro de vários parlamentares maranhenses com o ministro das comunicações, André Figueiredo, para discutir os problemas da telefonia móvel e buscar melhoras nos índices de inclusão digital do estado, realizado na terça-feira (12), em Brasília, serviu também para que os deputados apresentassem outras demandas que afetam a população do estado.

Representantes da operadora de telefonia Claro foram convidados a participar do encontro com o grupo de deputados formado por: Fábio Macedo, Othelino Neto, Roberto Costa, Rogério Cafeteira, Rafael Leitoa e Júnior Verde. O deputado federal Weverton Rocha também esteve presente no encontro.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, questionou o ministro sobre os números negativos do Maranhão quanto o assunto é inclusão digital e lembrou que é preciso avançar em políticas que mude a atual realidade. “Precisamos rever esta situação. O Maranhão ocupa a última colocação entre os estados brasileiros em relação a inclusão digital. precisamos criar políticas públicas que revertam a situação e o ministro se mostrou sensível às nossas necessidades”, disse Othelino Neto.

Othelino se referiu à pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas sobre o Mapa da Inclusão Digital no país. E mostra que o Maranhão ocupa o último lugar no ranking dos estados brasileiros com internet residencial. Somente cerca de 11% das famílias do estado estão conectadas.

O ministro declarou que conhece o Maranhão e que considera como um dos estados brasileiros com maior potencial de crescimento e que concordou que muito ainda pode ser feito e citou o projeto das cidades digitais.

Localidades de Pinheiro

Durante o encontro, o deputado Othelino Neto lembrou ainda de várias localidades maranhenses que ainda não dispõem, se quer de sinal para aparelhos celulares e citou o caso de grandes povoados do município de Pinheiro e, pediu, ainda, que o sinal na região do Porto do Cujupe seja melhorado. O parlamentar frisou que milhares de pessoas passam por lá e ficam incomunicáveis.

O deputado Rogério Cafeteira reforçou a solicitação de melhoria do sinal de celular no terminal de passageiros do Cujupe. Neste sentido, o deputado Roberto Costa observou que a atuação das operadoras de telefonia móvel no estado deixa muito a desejar.

As reclamações feitas pelos deputados serão analisadas e dentro de duas semanas serão apresentadas as viabilidades de execução.