CORONAVÍRUS LEVA PAPA FRANCISCO A FAZER ANGELUS DE DENTRO DO ESCRITÓRIO PAPAL

9 de março de 2020 0 Por blogh

Um Angelus “um pouco estranho” em tempo de coronavírus: o Papa fez sua tradicional alocução dominical não da janela do Palácio Apostólico, mas na Biblioteca, “enjaulado”, como disse Francisco logo no início da transmissão.

Os telões na Praça São Pedro mostraram ao vivo este momento, com a presença de algumas centenas de fiéis. A medida foi tomada, como explicou o Pontífice, para evitar aglomerações que, neste período, podem favorecer a transmissão do vírus.

Sem os aplausos e a interação dos fiéis, o Pontífice comentou o Evangelho deste segundo Domingo da Quaresma (cfr Mt 17,1-9), que apresenta a narração da Transfiguração de Jesus.

Durante a oração, o Papa Francisco teve que fazer algumas interrupções, devido a acessos de tosse – que motivaram cancelamento de algumas agendas do Pontífice.

Francisco tem 83 anos de idade, o que provoca preocupação quanto aos riscos que ele pode enfrentar caso participe de atividades em público. Ele, na juventude, teve que retirar parte de um dos pulmões por conta de uma doença respiratória.