ADVOGADA DE CAJAPIÓ SERÁ ENTREVISTADA HOJE NO PROGRAMA “HORA DO FARO” DA TV RECORD.

4 de dezembro de 2016 0 Por blogh

A advogada e ex-secretária de Igualdade Racial do Distrito Federal, Dra. Josefina Serra, será a entrevistada de amanhã, dia 04 de dezembro, do Programa ‘Hora do Faro’, da TV Record. O programa vai ao ar a partir das 15 horas, horário de Brasília. Josefina Serra dos Santos, Nasceu no município de Cajapió , Povoado Manoel Bravo, no Estado do Maranhão . Aos oito anos de idade, foi trabalhar como empregada doméstica no Estado do Rio de Janeiro onde migrou com a família para o Distrito Federal.

Dra. Josefina será a entrevistada de amanhã na TV Record

Aos dezesseis anos foi classificada em primeiro lugar ao participar de um concurso promovido pela Fundação Educacional do Distrito Federal referente ao histórico do Banco do Brasil e do país. Ainda exercendo a profissão de doméstica, Josefina começou a cursar Direito em uma universidade Particular do Distrito Federal. Mesmo com as dificuldades para manter-se nos estudos, formou-se e hoje exerce a profissão de Advogada.

Sua Militância inicia-se no Movimento Negro Unificado – MNU, na década de 80, onde desenvolveu projetos de capacitação e formação de jovens negras e negros no campo da estética. Como advogada Dra. Jô, como é conhecida pela sociedade brasiliense, dedica-se a advogar pelos direitos humanos e inclusão social da população negra do Distrito Federal e Entorno.

Conselheira da OAB/DF e Secretária da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Direitos Sociais da OAB/DF, além de participar do RENAP – Rede Nacional de Advogados Populares, uma articulação de caráter nacional que agrupa defensores dos direitos humanos e dos Movimentos Sociais, também participa do Setorial de Combate ao Racismo do PT/DF e advoga no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST/DF e pelas Comunidades do Quilombo de Mesquita e Kalunga.

Em maio de 2011, assumiu o cargo de Coordenadora Para Assuntos da Igualdade Racial do Distrito Federal e no dia 02 de setembro com a Criação da SEPIR-DF, foi nomeada a primeira Secretária de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal.

O Blog A Hora da Verdade parabeniza essa conterrânea pelo seu histórico de vida, que sirva de inspiração e motivação para tantos outros jovens que almejam a realização dos seus sonhos.