A FESTA DO PADROEIRO: Saiba mais sobre o festejo de Santo Inácio de Loyola do município de Pinheiro

A FESTA DO PADROEIRO: Saiba mais sobre o festejo de Santo Inácio de Loyola do município de Pinheiro

31 de julho de 2021 0 Por blogh

 

No dia 31 de julho, todo ano no final da tarde,as principais ruas da princesa da baixada, são tomadas por imensa procissão de católicos de toda região, que vem comemorar e louvar Santo Inácio de Loyola,padroeiro de Pinheiro. Após a procissão, com a chegada da Imagem do Santo a Catedral, realiza- se a Santa Missa e grande leilão na praça em frente.
Existem documentos que registram que essa imagem fazia companhia à de São Francisco, no altar da sacristia da Catedral de São Luís.
Somente em 1937, o padre Francisco Melquiades de Melo que era o vigário da Catedral de São Luís, obteve autorização da Igreja para que essa imagem fosse removida para Pinheiro.
Aqui ela chegou pelas mãos do padre pinheirense, Newton Pereira, ela veio substituir a antiga imagem que se encontrava na modesta igrejinha da época.
A escritora pinheirense graça leite escreveu em artigo no jornal Cidade de Pinheiro, o seguinte:
” No dia 31 de julho de 1556,faleceu em Roma o Santo Jesuíta, que havia trocado as armas do exército pelas armas da meditação e da oração, tornando- se grande herói na conquista do Reino de Deus.
Exatamente 300 anos depois, em 1856, num pequeno lugarejo do Novo Mundo, mais precisamente num pedaço de terra brasileira encravada no Maranhão, nascia numa vila a ele consagrada, o que nos leva crer que a Providência Divina o fez guardião da nossa terra.
Os incrédulos talvez não saibam relacionar os acontecimentos históricos com os desígnios divinos, os crentes, aqueles que sabem que no mundo criado por Deus nada acontece por acaso, acreditam que a Vila de Santo Inácio de Pinheiro foi, e é até hoje, a predileta missão de além-marés,do valente Santo Guerreiro, que escolheu este pequeno lugarejo e o transformou num campo de batalha missionária, lutando pela fé e protegendo aqueles que aqui vivem”.
Esta praça em frente à Catedral, certamente foi o primeiro espaço público desta cidade.
Ao que os registros históricos indicam, foi nestas imediações que o Capitão Inácio Pinheiro se estabeleceu erguendo sua fazenda de gado.
Foi onde tudo começou.
Viva Pinheiro!

Pinheiro MA, 25 de julho de 2019

José Raimundo Barros