“QUEM AMA CUIDA” SEMANA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA VAI SER REALIZADA EM PINHEIRO

16 de setembro de 2017 0 Por blogh

No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil, E como parte integrante da comemoração da Semana Nacional de Valorização da Pessoa Idosa que acontecerá do dia 24 de setembro a 01 de outubro a Pastoral da Pessoa Idosa estará desenvolvendo ações em toda cidade para levar até a sociedade os cuidados, orientações e formação adequada para o tratamento com os nossos idosos, entre outras ações teremos: palestra socioeducativas nas escolas, divulgação nos rádios e tvs, panfletagem em praças e semáforos, celebrações religiosas e outras.

Uma peça fundamental nesse trabalho e que atua como elo propagador é o Líder Comunitário da Pessoa Idosa, que na Paroquia de Santo Inácio de Loyola soma-se mais de 42 líderes que atuam com visitas mensais de acompanhamento e orientações aos idosos. O Líder Comunitário da Pastoral da Pessoa Idosa é uma pessoa voluntária, que mora na mesma comunidade e que recebeu capacitação para realizar o acompanhamento das pessoas idosas da sua comunidade. Na capacitação que dura em média 12 horas, a pessoa recebe orientação sobre como fazer uma visita domiciliar, sobre cada indicador do acompanhamento às pessoas idosas, sobre vários temas que estão implicados em cada indicador do acompanhamento e sobre o sistema de informação: caderno do líder e a FADOPI – Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa.

Qualquer pessoa pode ser um voluntário em sua comunidade  para acompanhar os idosos através da Pastoral da Pessoa Idosa. Através do líder comunitário, que visita todos os meses as pessoas idosas cadastradas em seu caderno, os idosos e familiares são orientados sobre a importância de movimentar-se, desenvolver alguma atividade física, ingerir líquidos, prevenir as quedas, tomar as vacinas. Identifica necessidades nas pessoas idosas e encaminha, no caso de incontinência urinária, ou atualização das vacinas, para as Unidades de Saúde.

Em Pinheiro esse trabalho é desenvolvido nas paróquias de Santo Inácio, São Benedito, São José e Pacas.  Já na região que compreende a diocese de Pinheiro, o trabalho do líder da Pastoral é realizado nos municípios: Cedral, Porto Rico, Peri Mirim e Turiaçu.