CAPOEIRA MOVIMENTA FINAL DE SEMANA EM PINHEIRO

10 de dezembro de 2015 0 Por blogh

Neste final de semana (11,12 e 13 /12) acontecerá um evento de capoeira aqui em Pinheiro! Estaremos recebendo cerca de 200 capoeiristas de varias cidades do MA, PA e PI. Também teremos dois professores de renome internacional que irão ministrar as aulas, um residente na França e um no Canadá. Sexta-feira estaremos na Praça São José a partir das 18h Sábado dia todo e domingo pela manhã, no Ginásio Poliesportivo Lourenço Farias.

Toda programação é aberta ao público e totalmente gratuita!

Aos que gostam de Capoeira e também aos que querem conhecê-la mais de perto, serão muito bem vindos.

CAPOEIRA

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

Você sabia?

– Em 26 de novembro de 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade. De acordo com a organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história.

– É comemorado em 3 de agosto o Dia do Capoeirista.