INPE PREVÊ FORTES CHUVAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO MARANHÃO

Túnel no bairro da Cohab com congestionamento e alagamento após a chuva  — Foto: Douglas Pinto/ TV Mirante

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), prevê chuvas acompanhadas de descargas elétricas em grande parte do país para os próximos dias, compreendendo também todo o Maranhão.

Em São Luís, a previsão do CPTEC para este sábado (1º) é de 80% de probabilidade de chuva, principalmente durante a noite. A temperatura máxima deve ser de 30º C, enquanto a mínima deve chegar a 25º C.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo, as pancadas de chuva durante o sábado devem vir acompanhadas de descargas elétricas. Localmente, as pancadas de chuva poderão ser intensas em curto período de tempo e poderão vir acompanhadas de rajadas de vento de forte intensidade.

O Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) informou que a chuva forte registrada na noite de quinta (29)foi considerada anormal para o mês de novembro e indica a transição para o período chuvoso.

“Estamos entrando agora no período de transição para a época chuvosa. O que foi um pouco atípico foi a antecipação desse fenômeno. Novembro normalmente chove muito pouco, que representa o final da época seca aqui no norte do estado, e aí a gente registrou esse fenômeno justamente no final do mês. Foram 50 milímetros, em média. É um valor que, para o mês de abril é pouco, mas para novembro é muito. Novembro normalmente chove 10 milímetros. Isso indica que o período de transição vai ser bom, vamos ter chuvas um pouco maiores em relação aos outros anos”, explicou o meteorologista Halan Cerqueira.

Comente