NO MARANHÃO 74,51% DOS 4,5 MILHÕES DE ELEITORES VOTARÃO USANDO A BIOMETRIA

Levantamento realizado pelo TRE-MA e disponibilizado à imprensa revela que o Estado possui 4, 5 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições 2018, sendo a grande maioria na faixa etária dos 30 a 34 anos. A capital São Luís registra 692.497 e Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, possui 153.782 cadastrados. Este ano, a Justiça Eleitoral conseguiu avanço significativo na implantação do sistema de identificação através da biometria.

Para a eleição de outubro próximo 3 milhões 380 mil 833 eleitores (74, 51%) serão identificados biometricamente pela urna em 92 municípios. O dado mostra que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão superou a meta estabelecida que era de 70%. Segundo os técnicos do TRE-MA, com o processo de votação eletrônica, a Justiça Eleitoral garante precisão e segurança para a identificação do eleitor.

Em 2018, pela primeira vez, eleitores transexuais e travestis puderam ter o nome social impresso no título de eleitor e no caderno de votação. No estado, 107 pessoas fizeram a escolha.

Estes dados, como evolução do eleitorado, sexo, eleitores com deficiência, entre outros, podem ser consultados na estatística de eleitorado liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta quarta-feira, 1º de agosto, e que foi divulgado pelo desembargador Ricardo Duailibe, presidente do TRE-MA, no evento Diálogo com a Imprensa.

Comente