FESTEJO DE SANTA LUZIA TERÁ INICIO AMANHÃ, DIA 01 DE DEZEMBRO NO BAIRRO SANTA LUZIA

A comunidade católica da cidade de Pinheiro está em festa com o inicio do festejo de Santa Luzia. A festa vai começar neste dia 1 e se encerra no dia 13 de dezembro com a tradicional procissão pelas ruas da cidade. Santa Luzia que é padroeira do bairro que recebe o seu nome, é homenageada há vários anos e o crescimento dos seus devotos é notório ano após ano.

Este ano a comunidade apresenta o tema: “A exemplo de Santa Luzia, sejamos leigos anunciadores do evangelho para superação da violência” e como lema: “Vocês são sal da terra, vocês são luz do mundo” Mateus 5; 13 – 14.

Santa Luzia é conhecida como protetora dos olhos. O pároco da igreja de Santo Inácio, padre Paulo Nogueira, conta que Luzia, nasceu em Siracusa, na Itália, em uma família rica e cristã, no ano 283. Naquela época, o Império Romano não dava às pessoas a liberdade de professar a fé em Cristo e a pena para quem o fizesse era a morte. O pai de Lúcia morreu quando ela tinha cinco anos e ela foi criada pela mãe.

O costume daquele tempo era que as famílias arranjavam o casamento dos filhos e uma família procurou a mãe de Lúcia para que a jovem se casasse com um pretendente. “Ela não quis se casar e disse que estava prometida a Jesus. A mãe dela avisou à família do pretendente e ele, por vingança, denunciou que ela era uma cristã”, disse padre Paulo.

A partir daí começou o martírio de Lúcia. O imperador Diocleciano mandou que a levassem a um prostíbulo para que tirassem a virgindade dela. “Conta-se que dez soldados tentaram tirar a virgindade dela, mas não conseguiram tamanha a força dela. Depois ela foi jogada no fogo, mas permaneceu viva. Em seguida arrancaram-lhe os olhos e diz à história que ela reapareceu com dois olhos perfeitos. Como nada a atingia, por último, ela foi degolada. Ela morreu por não renegar a fé em Cristo”, contou.

A comunidade convida a todo o povo de Deus para que venha celebrar esta festa em homenagem a essa serva do cristo salvador. Todas as noites terão a reza do terço, Santa Missa e em seguida muita animação no largo da igreja com desfiles, bingos, brincadeiras e comidas típicas.

Comente