HEINEKEN COMPRA BRASIL KIRIN, FABRICANTE DA SCHIN, E PASSARÁ A TER FÁBRICA NO MARANHÃO

Poderia ser em Pinheiro, mas, não é graças a impiedosa e descontrolada ambição do ex-prefeito de Pinheiro que na ocasião da instalação da fábrica da schin, fez de tudo até conseguir fazer a empresa desistir de vir para nossa cidade, se isso ocorresse iria afetar drasticamente a renda da Dibrasa – Empresa que distribui a Brahma, Skol e Antartica em todo o estado é de propriedade de Filuca Mendes. Hoje milhares de pessoas são beneficiadas com emprego e renda na cidade de Caxias. 

A Heineken, uma das maiores fabricantes de cervejas do Mundo, anunciou nesta segunda-feira (13) que assinou um acordo com a Kirin Holdings Company (“Kirin”) para adquirir a Brasil Kirin, uma das maiores empresas do ramo de bebidas do Brasil, responsável pela marca Schin (cerveja, refrigerante e água) e que conta uma unidade fabril no Maranhão, no município de Caxias.

A transação transformará a operação da Heineken no país, aumentando sua presença e escala e fortalecendo seu portfólio de marcas. Após a conclusão da transação, a indústria holandesa se tornará a segunda maior companhia de cervejas no Brasil, com uma plataforma comercial mais forte, que possibilitará um crescimento lucrativo nesse mercado promissor.

O total a ser pago à Kirin pelas ações é o valor de 664 milhões de Euros, o que corresponde ao valor de empresa (Enterprise Value) de 1,025 milhão de Euros. Após a conclusão da transação, a Brasil Kirin será integrada à Heineken. Os últimos resultados do ano fiscal da Brasil Kirin foram encerrados em 31 de dezembro de 2016, com receita de R $ 3.706 milhões (2015: R$ 3.698 milhões) e prejuízo fiscal antes da amortização de ágio de R$ 262 milhões (2015: R$ 322 milhões).

A nova proprietária da Kirin espera, por meio dessa aquisição, atingir sinergias de custos, produção e logística e a otimização das cervejarias e das despesas de vendas, gerais e administrativas. O Brasil é o quinto maior país do mundo com mais de 200 milhões de pessoas. O volume de cerveja em 2015 foi de 139 milhões de hectolitros, o terceiro maior mercado global.

Embora o ambiente macroeconômico brasileiro tenha sido desafiador nos últimos anos, o potencial de longo prazo do mercado de cerveja é altamente atrativo, suportado pelo aumento da população e uma perspectiva de crescimento do PIB. Além disso, o segmento premium de cervejas, que superou o crescimento médio do mercado de cerveja nos últimos anos, tem uma participação relativamente baixa em comparação com outros mercados, proporcionando uma oportunidade de crescimento futuro.

Fábrica da Schin em Caxias agora pertence à holandesa Heineken

Empresas – A Brasil Kirin é uma das maiores fabricantes de cerveja no Brasil, operando 12 fábricas com rede de vendas e distribuição própria. Tem uma presença particularmente forte no Norte e Nordeste onde a Heineken possui atualmente uma participação menor. Possui um extenso portfólio de marcas de cerveja e sua participação no mercado brasileiro foi de 9% em 2015.

Seu portfólio inclui a Schin, uma das maiores marcas de cerveja brasileiras atuante nos segmentos mainstream e economy, bem como a Devassa. Além disso, possui as marcas especiais Baden Baden e Eisenbahn, que complementarão o portfólio premium existente da Heineken.

A Brasil Kirin também possui um segmento de bebidas não alcoólicas: refrigerantes, água e outras bebidas. O portfólio de refrigerantes, que tem uma participação de mercado de 2%, inclui a icônica marca Itubaína.

A Heineken expandiu sua presença no Brasil com a aquisição das operações de cerveja da Femsa – Fomento Económico Mexicano, S.A.B. de C.V em 2010. Desde então, aumentou sua participação de mercado para 10%, liderada pela marca Heineken no segmento premium. Ao mesmo tempo, a cervejaria holandesa continuou a ganhar escala com as marcas Kaiser e Bavaria e tem recentemente experimentado um forte sucesso com o lançamento de Amstel no segmento mainstream.

A Heineken atualmente opera cinco cervejarias no Brasil e tem uma parceria de distribuição estratégica com os engarrafadores Coca-Cola.

Resultado de imagem para fábrica da heinekenNegócio vantajoso – A Heineken acredita que a transação oferece benefícios estratégicos para seus negócios no Brasil, por conta dos fatores abaixo:

  • Consolida a posição da Heineken no mercado brasileiro, ampliando seu alcance no país;
  • Fortalece a plataforma da Heineken para acelerar o crescimento do mercado premium, especialmente com as marcas Heineken e Sol.
  • Proporciona uma escala significativa para impulsionar crescimento futuro. O portfólio da Brasil Kirin é altamente complementar ao negócio de cerveja da Heineken e possibilitará o crescimento de marcas como Schin, Bavaria, Kaiser, Amstel e Devassa nos segmentos mainstreameconomy.
  • Aumenta ainda mais a exposição da Hhieneken para crescimento em mercados em desenvolvimento e permite que a companhia gere valor no longo prazo como o segundo maior fabricante de cervejas do mercado brasileiro.

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