VOCÊ SABE AS HORAS? UM ÍCONE DE NOSSA HISTÓRIA VAI SER REATIVADO PELA PREFEITURA DE PINHEIRO

Você sabe as horas? Essa é uma pergunta que nunca sai de moda, independente da tecnologia que temos, a humanidade sempre será organizada por dias, horas, minutos e segundos. O relógio foi um dos marcos da formação da sociedade como elo motor do desenvolvimento do mundo, pois através da organização que ele nos proporciona, esse aparentemente simples instrumento, passa-se a ser uma peça indispensável no nosso cotidiano.

Faço essa reflexão inicial para levar o leitor a um paradoxo na diferença entre todos os produtos modernos disponíveis e as funcionalidade daqueles, que apesar de antigos, ainda podem ter uma função importante. O Relógio da Praça José Sarney é um marco na vida de muitos pinheirenses, pois além de ter orientado muitos a não perder a hora, quantas e quantas vezes ele (o relógio) não serviu de ponto de encontro para os namorados das décadas 70, 80 e 90?

Com esse perfil histórico a única dúvida que surge é tentar entender a razão que levou o velho relógio a ser desativado. Ele foi construído e inaugurado em 22 de novembro de 1969, na primeira administração do saudoso Maneco Paiva, e durante 30 anos esteve reinando soberano no centro da praça. O real motivo de sua retirada até hoje a população de Pinheiro nunca entendeu, tendo em vista seu baixíssimo custo de manutenção.

O importante é que o prefeito Luciano já se manifestou e vai recoloca-lo em seu devido lugar. O relógio passou os últimos 16 anos jogado na garagem da prefeitura e vai ser necessários alguns ajustes, no entanto sua utilidade e o valor histórico devem garantir seu retorno ao alto da sua torre.

Comente