PARÓQUIA DE SANTO INÁCIO HOMENAGEIA SEU PRIMEIRO VIGÁRIO PINHEIRENSE – PADRE NEWTON PEREIRA

Padre Paulo, Pároco da catedral celebrando missa em homenagem a Pe. Newton

Vereador João Morais esteve presente na celebração junto com moradores da Matriz, Santa Luzia e Santa Terezina

Padre Newton Pereira

Ontem (6) foi um dia muito especial para a comunidade católica Pinheirense, a igreja prestou uma justa homenagem ao Padre Newton Inácio Pereira – primeiro padre Pinheirense, a celebração foi presidida pelo pároco da matriz, Padre Paulo e a cerimônia foi no local onde eram as instalações da Fazenda Realeza de propriedade do Sr. Antônio José Pereira e Evarinta Mendes Pereira, pais do saudoso Padre Newton.

No local desta casa era aonde ficava edificada a sede da Fazenda Realeza, propriedade dos pais do Pe. Newton

No próximo dia 31 de janeiro completa 65 anos de seu falecimento ocorrido no ano de 1952 após um súbito mal estar logo depois do jantar, socorrido por populares e as cuidados dos farmacêuticos Almir Silva Soares e Isidoro Alves Pereira, ambos sendo experientes em medicina, na época Pinheiro não disponha de médicos para emergências. O padre passou todo o dia inconsciente e no inicio da noite do dia 31 veio a óbito por consequência de um forte derrame cerebral (AVC).

A cidade chorou o luto por perder um dos grandes ícones de nossa história, apesar de ter falecido ainda jovem, foi responsável por grandes avanços na igreja e na vida social. Padre Newton quando iniciou sua vida sacerdotal não levou muito tempo para ser agraciado com a indicação do então Acerbispo do Maranhão Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota para dirigir como vigário geral a igreja em sua terra natal.

Este morão em destaque fazia parte da antiga cerca da propriedade da fazenda, teria sido colocado nesse local pelo próprio Newton Pereira

Sua vinda para Pinheiro foi muito importante para o crescimento da igreja e graças ao seu empenho, tivemos a realização de obras de grande relevância na estrutural e social. A obra que marcou sua gestão como vigário foi a reforma e ampliação da Igreja da Matriz, na época com apenas uma torre, Newton reformulou o projeto e incluiu a segunda torre assim como sua ampliação. Os recursos para as obras e ações sociais desenvolvidas pelo padre vinham de campanhas, leilões, quermesses, rifas e etc.

Igreja antes da reforma realizada por Padre Newton Pereira

Foi também por intermédio de suas boas relações com o alto clero da igreja que Padre Newton conseguiu a histórica imagem de Santo Inácio de Loyola que todos os anos é carregada nos ombros dos fiéis.

Padre Newton Pereira foi um homem do trabalho e da dedicação além de seu trabalho frente a igreja ele desenvolveu várias atividades e seu currículo além de extenso mostra a grandeza deste homem de Deus:

  • Padre Newton foi Jornalista e atuou principalmente no hebdomadário “CORRESPONDENTE” jornal de orientação católica.
  • Foi diretor do Colégio do Estado
  • Foi membro ativo do Partido Político PST – Partido Social Trabalhista

Ele recebeu várias manifestações publicas em sua homenagem:

  • Seu nome foi dado a Praça Publica em frente à Igreja da Matriz
  • Pelos 25 anos de seu falecimento, a Câmara Municipal lembrou a data com um discurso feito pelo saudoso vereador Napoleão Cardoso.
  • Na mesma ocasião, uma comissão de vereadores fez uma visita especial as senhoras Maria de Lourdes e Nila, irmãs do Pe. Newton.
  • Ainda pela passagem da referida data a cima, o então vereador Napoleão Cardoso auxiliado pelo prefeito municipal Maneco Paiva, plantou 8 palmeiras imperiais pra o maior embelezamento da praça que leva seu nome.

RESUMO BIOGRAFICO

  • Data de nascimento: 31 de julho de 1905
  • Lugar de Nascimento: Fazenda Realeza – Gama/Pinheiro-MA
  • Seus Pais: Antonio José Pereira e Evarinta Mendes Pereira
  • Irmãs: Maria de Lourdes Pereira Pimenta e Nila Pereira Soares
  • Formação Escolar: Escola Primária do Prof. Vicente Freitas Abreu em Pinheiro e no Seminário Santo Antônio em São Luís –MA.
  • Ordenação Sarcedotal: 08 de setembro de 1929
  • Primeira Missa em Pinheiro: 10 de setembro de 1929
  • Pároco de Pinheiro: de 1937 a 1946
  • Diretor do Colégio do Estado: de 1946 a 1947 (data não precisa)
  • Falecimento: 31 de janeiro de 1952 e sepultado no dia seguinte

Padre Newton foi o primeiro sacerdote Pinheirense ordenado no século XX. Os outros dois primeiro sacerdotes ordenados em seguida foram os padres Tomaz Beckman e Almir Lima Silva, ambos eram afilhados do nosso homenageado.

Estiveram presentes na cerimônia Zé Aprigio esposa e filha que são familiares do Pe. Newton. Estiveram presentes moradores das comunidades Santa Luzia, Santa Terezinha e Matriz.

Leia Tambem: O PRIMEIRO PADRE PINHEIRENSE DA NOSSA HISTÓRIA, PADRE NEWTON PEREIRA, SERÁ HOMENAGEADO NA POVOAÇÃO EM QUE NASCEU

Comente