LOJAS AMERICANAS É INAUGURADA EM PINHEIRO

Lojas Americanas em frente à Praça José Sarney

                                     Lojas Americanas em frente à Praça José Sarney

Pinheiro como principal centro de abastecimento da baixada ocidental maranhense sempre recebeu equipes de pesquisa de campo de empresas nacionais, assim já ocorreu com a C&A, e a rede de supermercados Mateus e outras lojas de menos expressão, As Lojas Americana não foi diferente, presente em quase todo território nacional chega a Pinheiro levantando a esperança de compra de produtos com preços mais acessíveis a todos e essa esperança acaba por levantar discussões no mercado local, no entanto vários teóricos da Administração defendem a concorrência como algo salutar para o mercado.

Clientes conhecendo a loja da Cidade

                                             Clientes conhecendo a loja da Cidade

A empresa foi fundada em 1929, pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger que partiram dos Estados Unidos em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir uma loja no estilo Five and Ten Cents (lojas que vendiam mercadorias a 5 e 10 centavos, na moeda americana). A ideia era lançar uma loja com preços baixos, no modelo que já fazia sucesso nos Estados Unidos e na Europa no início do século. No navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro

Na visita ao Rio de Janeiro, os americanos perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas não eram destinadas a esse público. As lojas existentes, em geral, vendiam mercadorias caras e especializadas, o que obrigava uma dona de casa ir a diferentes estabelecimentos para fazer as compras. Foi assim que decidiram que o Rio de Janeiro era a cidade perfeita para lançar o sonhado empreendimento – uma loja de preços baixos para atender àquela população “esquecida” e que vendesse vários tipos de mercadorias. Eles desejavam oferecer uma maior variedade de produtos a preços mais acessíveis.

Mais de 400 lojas em todo o território nacional, distribuída em todas as regiões do Brasil. A rede de Lojas Americanas é uma das maiores do país.

Mais de 400 lojas em todo o território nacional, distribuída em todas as regiões do Brasil. A rede de Lojas Americanas é uma das maiores do país.

Assim, no ano de 1929, inauguraram a 1ª Lojas Americanas, em Niterói (RJ), com o slogan “Nada além de 2 mil réis”. E após 87 anos foi à vez de Pinheiro, de acordo com o site da própria empresa até 2013 já eram mais de 400 lojas em todo o território nacional.

Comente