FALTA DE OXIGENAÇÃO NA ÁGUA PROVOCA MORTANDADE DE PEIXES NAS LAGOAS DA BACIA DO RIO TURI.

PEIXE MORTO 2

Calor e falta de chuva deixaram água pouco oxigenada, O Biólogo Fábio Pimentel consultado pelo nosso blog disse que peixes precisam subir até a superfície para buscar oxigênio, exatamente quando a água está com problemas de baixo oxigênio.

A mortandade de peixes mudou o visual das Lagoas que seguem as margens do rio turi com a escassez das chuvas as lagoas tornam-se pontos isolados o forte calor e a super população de peixes, contribuem para a redução do oxigênio. De acordo com as Secretarias municipais de Meio Ambiente, dos municípios de Santa Helena e Turilândia esse fenômeno natural vem ocorrendo a vários anos, e um mutirão de pescadores tentam a todo custo fazer o remanejamento das espécies de forma artesanal, das pequenas lagoas para lagoas mais profundas ou para o leito do rio, mas conforme as imagens sem muito sucesso.

A falta de oxigenação é resultado das elevadas temperaturas dos últimos dias e da ausência de chuva na região. Entre 8h e 10h destes últimos dias, o nível de oxigênio das águas das lagoas era zero, ainda não há informações sobre a quantidade de peixes mortos.

PEIXE MORTO 1

Comente